A 28ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Goiânia acontecerá em 25 de junho de 2023. Segundo a organização, a primeira Parada do Orgulho de Goiânia aconteceu em 1996 e contou com a presença de nove militantes e mais de 40 policiais. A ideia dos ativistas à época, ao tentarem vestir o Monumento das Três Raças com as cores da diversidade, seria dar visibilidade à ausência de políticas públicas para quem vivia com HIV.
De lá para cá, já se passaram 28 anos e algumas vitórias foram alcançadas, em que pese o preconceito ainda ser grande contra a comunidade LGBTQIAPN+. Hoje, por exemplo, gays, lésbicas, travestis, transexuais, pessoas intersex e não-bináries, já podem ter seu casamento civilmente reconhecido, podem doar sangue, usar seu nome social e também verem processados criminalmente quem comete crime LGBTfóbico. Mas, muito há que se conquistar. E, com esse objetivo, realiza-se as Paradas do Orgulho LGBTQIAPN+.
As reuniões para organizar o evento desse ano já começaram. Na primeira delas, decidiu-se uma coordenação plural de entidades que coordenarão a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+. Ela será composta por entidades que representam homens trans, travestis, lésbicas, associações culturais e de saúde ligadas à temática e também mães de LGBTQIAPN+ e policiais LGBTQIAPN+.
Em reunião realizada na última quinta-feira (02), às 19h, no Teatro Goiânia Ouro, discutiu-se o tema e o trajeto da Parada deste ano. O tema escolhido pelo grupo foi: Transfobia mata! Acolher, Proteger e Respeitar. E o trajeto percorrido contemplará as tradicionais Av. Araguaia, Paranaíba e Tocantins. A concentração se dará na Praça Cívica, a partir das 12h.
Ainda conforme a organização, a expectativa é de mais de 100 mil pessoas no evento deste ano. O evento terá artistas nacionais e locais. Os nomes ainda não foram divulgados.
Na próxima sexta-feira (10/03), acontecerá a próxima reunião do coletivo organizador, aberta à toda a comunidade, que discutirá a programação da Parada, as articulações necessárias e as possibilidades de outros eventos no Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ em Goiânia. A reunião acontecerá às 19h, no Coletivo Centopeia, que fica na entrada da Praça Wilton Valente Chaves, Av. Cora Coralina, 140 – St. Sul.
Tags: Caiado, covid-19, Direito Eleitoral, economia, goiás, governo, Pessoas, saúde, senado, vacina